Seguidores

segunda-feira, 4 de maio de 2015

Odeia academia? Busque exercícios alternativos!



Conseguir benefícios para a saúde através das atividades físicas é mais fácil do que você pensa, e não necessariamente precisa custar caro.
Atualmente é recomendado que se faça 4 vezes na semana, 30 minutos de  exercícios físicos moderados para quem quer se manter em forma e saudável. Esta quantidade de atividade física semanal é capaz de reduzir o risco de desenvolver doenças crônicas, como doença cardíaca coronariana, acidente vascular cerebral, diabetes tipo 2 e até morte precoce.
Se você anda estressado por causa do trabalho, rotina, trânsito, etc, saiba que há como melhorar. Existem diversas formas de exercícios além das tradicionais musculação e esteira, o importante é encontrar uma atividade mais divertida.
E, se você já faz exercícios, que tal diversificar suas atividades, experimentando novas modalidades?

Pular Corda

Imagine só se com uma só atividade você pudesse torrar aquelas gordurinhas, turbinar coxas, panturrilhas, bumbum, ombros e abdome, e ainda dar aquele up na sua disposição? Pois acredite: isso é possível e mais simples do que parece: tudo o que você precisa é de um espaço livre e uma corda. Além de trabalhar as pernas, os ombros são mobilizados para a execução dos giros; e o abdome fortalecido, para sustentar a coluna durante o impacto.
Cuidado com o exagero: intercale a atividade com um ou dois dias de descanso para evitar a fadiga muscular e possíveis lesões.
  • Desenvolve a coordenação motora e a agilidade.
  • Proporciona condicionamento cardiovascular.
  • Trabalha todo o corpo, fortalecendo os músculos superiores e inferiores, e dá ênfase a pernas e glúteos.
  • Ajuda a combater a celulite e a osteoporose.

Boxe

A ideia de que esse é um esporte masculino é um mito, porque costumamos associá-lo a lutadores musculosos. Mas não precisa ter medo de ficar grande demais. O boxe é uma atividade aeróbica, que gasta muitas calorias e melhora a resistência, mas também ajuda a desenvolver força nos músculos, principalmente abdominais, de braços, costas e ombros. Você vai ganhar definição (e não volume exagerado) nessas partes do corpo. Sem falar que o boxe trabalha agilidade, coordenação motora e é ótimo para aliviar o stress. No entanto, não é o ideal praticar uma modalidade de exercício todos os dias. Experimente intercalar o boxe com outras aulas de que goste, a fim de variar os estímulos para o corpo.
  • A modalidade define pernas, braços e panturrilhas, além de afinar a cintura.
  • Fortalece o abdome e a musculatura lombar, corrige alguns desvios de postura.
  • Aumenta a capacidade cardiorrespiratória, garantindo mais resistência física.
  • Os socos, chutes e esquives melhoram a coordenação motora e a agilidade.

Subir Escadas

Alternativa econômica e saudável, a escada é a melhor escolha na hora de se exercitar e até emagrecer, deixando o uso do elevador de lado. Subir de escada é um exercício intenso.
Três lances de escada equivalem a 10 minutos de caminhada moderada. A atividade torna a respiração ofegante, fortalece as pernas e endurece o bumbum. Mas de nada adianta adaptá-la a uma rotina comum, subindo uma só vez ao dia, por exemplo, usando bolsas e salto, como quem vai para o trabalho. A bolsa, dependendo do peso, pode inclinar o tronco e elevar o risco de lesão na coluna. Sapatos de salto podem sobrecarregar os joelhos ao descer.
Para se obter algum resultado muscular e potencializar os efeitos, a escada tem de se tornar um instrumento de atividade física, usando uma roupa e um calçado adequado para tal prática. O ideal é que a escada seja utilizada para subir e descer, como uma espécie de treino intercalado.

Andar de Bicicleta

Pedalar, além de ser uma atividade completa, é uma ótima aliada para quem quer perder peso e ganhar saúde. Por causa do estímulo, o sangue chega mais rapidamente ao cérebro, diminuindo, assim, os ataques de ansiedade e angústia. Quando combinadas a uma dieta equilibrada, as pedaladas auxiliam no emagrecimento, reduzindo a gordura corporal e controlando o peso. O exercício eleva os níveis de serotonina (o chamado hormônio da felicidade), gerando relaxamento e um sono mais tranquilo. Há um aumento na produção de glóbulos brancos, ajudando o organismo a defender-se de vírus e bactérias.O esforço aumenta a frequência cardíaca, melhorando a oxigenação dos pulmões e dos tecidos.

Dança

A dança é uma atividade bastante popular entre todos os grupos etários. É divertida e sociável, e contém um elemento criativo que agrada a muitas pessoas. Dançar é uma atividade especializada, mas encontramos lugares que oferecem aulas para todos os níveis de habilidade. É importante começar no nível certo ou você vai se sentir deixado para trás e não vai continuar. Dançar é uma atividade aeróbica, o que melhora o seu equilíbrio e sua coordenação. É indicado para pessoas de todas as idades, formas e tamanhos.

Ginástica acrobática

A Ginástica acrobática é um esporte bonito, dinâmico e espetacular para homens e mulheres. O esporte desenvolve coragem, força, coordenação, flexibilidade, habilidades de saltos e destreza. O esporte é a combinação da beleza da dança com a acrobacia. Ela usa os movimentos da ginástica para engrandecer uma rotina de equilíbrio e sincronia.
  • Desenvolve a consciência corporal
  • Melhora o condicionamento físico
  • Alivia o estresse e turbina a sensação de bem-estar
  • Fortalece todos os músculos do corpo
  • Estimula o bom funcionamento do coração

Power Jump

“Power Jump”, ou simplesmente pular em uma caminha elástica, proporciona condicionamento físico, alto gasto calórico e melhora da postura, utilizando um mini-trampolim. É caracterizado por movimentos motivadores e de execução simples. As músicas são explosivas e as coreografias possuem uma ótima didática, permitindo você chegar ao melhor do seu potencial.
  • Aumento da força muscular dos membros inferiores (músculos das pernas)
  • Aumento e melhora da contração de estabilizadores (abdominal e lombar)
  • Melhora da condição cardio vascular
  • Melhora das habilidades motoras
  • Aumento da concentração
  • Aumento do equilíbrio corporal, devido ser uma modalidade também com objetivo proprioceptivo

Peteca

A peteca é um esporte bastante acessível. A peteca viaja a uma velocidade relativamente baixa, de modo que você não precisa de um alto grau de habilidade e aptidão para começar. É um esporte que desenvolve bastante a capacidade cardiovascular.
Trabalha o corpo todo, promove um alto gasto calórico, além de ser um ótimo exercício para  desenvolver a coordenação motora, o equilíbrio e seus reflexos. Um jogo de peteca pode exigir bastante da condição física do praticante, portanto, é importante sempre realizar um aquecimento antes de iniciar o jogo.
Além disso, o custo é baixo e você ainda poderá confeccionar sua própria peteca com materiais alternativos. Por necessitar pelo menos um parceiro de jogo, é ótimo para aumentar suas relações sociais.
O sedentarismo é muito ruim para a saúde, então se você não pratica nenhum exercício físico comece o mais rápido possível, só assim você vai ter uma vida saudável. Vamos começar?
  Fonte: Beleza e saúde

Nenhum comentário :

Postar um comentário

FITNESS

Selos dos blogs amigos