Seguidores

sábado, 31 de dezembro de 2011

Como chegar em forma aos 100 anos - ou mais!

Se a velhice é inevitável... cuide-se! Chegar a idades avançadas acompanhado de qualidade de vida física e mental é possível e, claro, fundamental.
O aumento da longevidade no Brasil é confirmado a olhos vistos. Cada vez mais tornam-se comuns notícias de pessoas que completam 100 anos de idade ou até mais. E conseguir emplacar a velhice com sucesso depende de alguns cuidados que devem ser iniciados ao longo da vida.
Por volta dos 40 anos, por exemplo, as pessoas já podem procurar o acompanhamento de um geriatra, médico especializado no tratamento de idosos. Segundo a especialista na área, Dra. Luciana Pricoli Vilela, nem todas as doenças que surgem durante a velhice são ainda totalmente evitáveis, mas muitas delas podem ser, pelo menos, minimizadas.
Ela explica que o envelhecimento pode ocorrer de forma normal (senescência) ou patológica (senilidade).

"O avançar do tempo traz alterações no organismo que são notadas quando o comparamos ao desempenho do adulto jovem. Ainda que contínuas, essas alterações não são intensas o suficiente para comprometer a vida do idoso a ponto de ele perder independência e autonomia. Alguns exemplos: diminuição do vigor, da força e da rapidez de reações e funções físicas e mentais".
Já os efeitos ao longo dos anos de doenças mal controladas, diz a médica, levam a desgastes do organismo que vão além do processo natural.

"O diagnóstico precoce e o acompanhamento rigoroso das doenças que por ventura nos acometerem ao longo da vida são essenciais para um envelhecimento saudável. São exemplos de comprometimentos frequentes relacionados a processos anormais do envelhecimento: doenças cardíacas decorrentes de hipertensão arterial e/ou diabetes, dificuldade motora por causa de artrose, perda de memória devido à doença de Alzheimer, doença pulmonar causada pelo tabagismo."Preparo Físico¨ A prática de exercícios físicos também deve fazer parte da vida de quem pretende chegar à velhice sem dores diversas. Segundo o professor de Educação Física, especialista em treinamento esportivo e treinamento de força, Wilson Roberto Dias, entre 30 e 35 anos já acontecem uma perda de massa muscular que torna imprescindível a prática de exercícios resistidos, sejam eles com pesos, em aparelhos, com elásticos ou com o próprio peso corporal.
"Esses exercícios, quando realizados sob supervisão de um bom profissional, elevam muito pouco a frequência cardíaca e apresentam baixo risco de AVCs. Assim, caso o idoso não apresente lesões musculares ou articulares, não vejo problema algum em ele se exercitar". Qual é o seu propósito de vida
O sedentarismo nos anos anteriores à velhice, diz o especialista, é um dos responsáveis pelas dificuldades futuras em realizar atividades da vida diária, como andar, sentar e levantar, calçar os sapatos, carregar as compras.
"O sedentarismo também causa a diminuição da flexibilidade. As mulheres ainda têm o agravante da osteoporose. Correr, caminhar, dançar três vezes por semana é a recomendação para prevenção dessa doença".Por Adriana Cocco

2 comentários :

  1. E esperamos chegar lá...
    É sempre um prazer visitar o blog...
    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  2. Eliane,
    Este é um comentário-convite. Quero convidar você para participar de uma mega promoção que está acontecendo lá no blog: sorteio de 1 exemplar do livro Perseguição digital. Para participar basta acessar este link e preencher o formulário. É simples e bem rápido. Espero você. Beijos e obrigada por acompanhar meu blog.

    ResponderExcluir

FITNESS

Selos dos blogs amigos