Seguidores

quarta-feira, 26 de março de 2014

Cuide da sua postura

Ombros caídos, peito fechado, como se você fosse envergar para frente? Para com isto já! Além de ficar muito feio esteticamente, esta postura traz sérios problemas a sua coluna.
A coluna vertebral possui algumas curvaturas que são normais.
O aumento ou diminuição destas curvaturas precisa ser tratada para evitar sérios problemas. As causas que levam a postura inadequada e aos problemas de coluna são muitas.Entre elas, podemos destacar as condições de trabalho, o levantamento e carregamento de cargas excessivas (de maneira inadequada), a manutenção de posturas incorretas por muito tempo, a tensão e fadiga muscular, as causas psicossomáticas, a falta de flexibilidade e resistência muscular, entre outras.
“A postura correta significa saúde e qualidade de vida!”Não se vicie em posturas inadequadas a sua saúde. Corrija a sua postura nas atitudes do seu dia-a-dia e faça exercícios regularmente. Entre eles, os exercícios de fortalecimento muscular e os exercícios de alongamento.
Veja abaixo algumas dicas para ter uma boa postura.
- Ande olhando para frente e não para baixo. Mantenha os ombros para trás.- Mantenha os músculos relaxados. Evite tensão.- Em pé, distribua sempre o peso do corpo nas duas pernas.- Se estiver dirigindo, mantenha a coluna reta e os ombros na mesma linha (um do outro).- Não leia livros na cama ou no sofá. Cuidado com a coluna.- Se estiver sentada numa cadeira, encoste as costas no encosto, mantendo a coluna reta e os pés apoiados no chão.- Se você permanece muito tempo numa posição (principalmente no trabalho), evite má postura e faça alguns exercícios de alongamento quando sentir cansaço muscular.- Faça exercícios regularmente.
Experimente os exercícios que relacionados todos os dias ou em dias alternados.
Melhore a sua postura e a sua qualidade de vida!
Exercícios - Postura






Sente-se com as costas encostadas numa parede e as pernas estendidas à frente. Mantenha o queixo para baixo. Mantenha esta postura por 1 minuto









Na mesma posição, com as pernas flexionadas e os braços soltos com os cotovelos encostados na parede. Mantenha esta postura por 1 minuto













Deitada de barriga para cima e as pernas flexionadas. Flexione os braços a 90 graus. Mantenha a coluna reta, o queixo para baixo e os braços e antebraços apoiados no chão. Mantenha esta postura por 30 segundos.



Na mesma posição com as mãos para baixo. Mantenha esta postura por 30 segundos.








Esta postura somente deve ser feita por pessoas que não tem problemas de coluna.Deitada de barriga para cima eleve o quadril para cima e leve as pernas para trás da cabeça. Mantenha esta postura por 30 segundos.





Deitada de barriga para baixo. Flexione as pernas e pegue os pés com as mãos, puxe os pés para cima, contraindo os glúteos e a barriga. Mantenha esta postura por 30 segundos respirando profundamente.










Em pé. Leve o tronco para o lado juntamente com o braço. Troque o lado. Mantenha esta postura por 30 segundos para cada lado.











Em pé. Puxe a cabeça para o lado e segure, mantendo o ombro oposto para baixo. Troque o lado










Sentada com as pernas cruzadas (sem estar uma em cima da outra). Mantenha a coluna reta, a barriga contraída, o peito aberto e a respiração profunda. Mantenha esta postura por 1 minuto.




Em 4 apoios, eleve um dos braços estendido à frente e a perna contrária estendida para trás. Troque o lado.
Mantenha esta postura por 30 segundos de cada lado. Repita a série.





Fonte:
Cyber Diet
Por:Valéria Alvin Igayara de Souza
CREF 7075/ GSP – Especialista em treinamento

6 comentários :

  1. Nossa Eliane... essa dica veio na hora certa.
    Semana passada fiquei com torcicolo horrível devido a má postura, pois quando estou sentada fico do jeito que vc relatou, rs, mas agora já estou me policiando...
    Beijos!!!!

    ResponderExcluir
  2. Olá querida! Parabéns pela postagem e FELIZ NOSSO DIA - DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA!!!
    Um grande abraço!!!

    ResponderExcluir
  3. Oi, lindinha,...
    Gosto de ler seus post... Desculpe se algumas vezes não venho agradecer suas palavrinhas de carinho no meu cantinho.. Mas pode ter certeza que vc está no meu coração...
    Feliz dia do prof de educação física..
    E o brigada por este blog cheio de segredos para a juventude...Bjinhos... Boa noite

    ResponderExcluir
  4. Muito boas as dicas e os exercicios.
    beijos

    ResponderExcluir
  5. O site "Blog Day Org", desde 2005 que se faça no dia 31 de agostode cada ano, um post indicando 5 blogues que nada tenham a ver com nossa area de atuação habitual.
    Diga-se que é a primeira vez que participo e com algum atraso, porém ainda esta em andamento
    Tenho o prazer de informar que indiquei seu blog para participar.
    Pode verificar em http://entremeios-angela.blogspot.com



    Leiam aqui:
    http://www.blogday.org/pt.htm

    ResponderExcluir
  6. Que boas deicas de alongamentos... tentarei pô-las em prática. Obrigada!

    ResponderExcluir

FITNESS

Selos dos blogs amigos