Seguidores

segunda-feira, 16 de março de 2015

Aeropilates e neopilates ganham adeptos em busca de malhação e entretenimento

Entenda cada modalidade da atividade que tonifica, fortalece e cura dores na coluna

O pilates sempre foi uma excelente opção para quem procura um corpo mais alongado, tonificado e flexível. Mas a popularização de duas novas modalidades, o aeropilates e o neopilates, mostra que homens e mulheres estão valorizando aulas mais lúdicas, ou seja, diversão e malhação ao mesmo tempo. Conheça as novas modalidades e compare com as outras versões, seguindo as dicas de especialistas, neste guia.

Aeropilates  (Foto: Divulgao/ProAction Sports) 
Aeropilates usa o Yoga Swing 
(Foto: Divulgação/ProAction Sports)

Todas essas técnicas são variações do método criado pelo alemão Joseph Pilates, no início do século XX, e procuram seguir alguns princípios: centralidade, concentração, contrologia, respiração, precisão e fluidez, como explica o fisioterapeuta Helder Montenegro, presidente da Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna e diretor do Instituto Pilates.


Todas essas modalidades ajudam a melhorar a postura, além de afinar a cintura e reduzir a barriga. A fisioterapeuta da Zahra Spa & Estética, Maria Rita Casagrande, explica: “Em apenas uma hora de prática é possível eliminar em torno de 500 calorias”.

Seja qual for a modalidade escolhida, a frequência ideal, segundo o fisioterapeuta Helder Montenegro, são três vezes por semana, quando se faz apenas pilates; ou duas vezes por semana, quando ele é conjugado com outras atividades físicas.

MATPILATES: Realizada no solo, com acessórios como bola, halteres, rolo, elásticos e o Magic Circle, um aro com apoios laterais, que ajuda a tonificar braços e pernas. “Exige maior esforço e limita a realização de alguns movimentos”, explica Helder Montenegro. Evite se tiver algum problema físico ou então busque uma boa orientação personalizada para realizar os exercícios.
Bom para: quem é jovem e com condicionamento físico.

STUDIO PILATES: Realizado nos aparelhos criados por Joseph Pilates. São eles o Reformer, Cadillac, Barrel e Cadeira. As resistências são feitas através de molas. Possibilita um maior controle da movimento e da carga do exercício. Alunos mais avançados chegam a realizar exercícios com posições invertidas - essas devem ser evitadas por gestantes, pessoas com problemas cardíacos ou de pressão, descolamento de retina ou labirintite.
Bom para: qualquer idade ou nível de condicionamento físico, até mesmo grávidas.

AEROPILATES: Utiliza um equipamento formado de duas alças para mãos e pés, duas cordas e um balanço grande, produzidos com tecido, e que fica suspenso no ar, preso ao teto; chamado columpio, yoga swing ou aero swing. “O columpio é usado tanto como um facilitador na execução de determinados exercícios, como também para desafiar o praticante à correta realização dos movimentos e ao equilíbrio, devido à instabilidade gerada”, explica a educadora física e consultora da ProAction Sports Fernanda Marcun. Segundo ela, as posições invertidas são boas para a descompressão da coluna, aliviando dores na região. “Os ganhos de força ocorrem devido à resistência do peso do próprio corpo, aumentando o tônus muscular”, ensina Fernanda. Evite se tiver problemas cardíacos ou de pressão, descolamento de retina, labirintite ou se estiver grávida, devido às posições invertidas.
Bom para: quem quer uma aula mais divertida e desafiadora. Para quem deseja acabar com a insônia e o estresse, beneficiando a circulação sanguínea e linfática, segundo Fernanda.

sis Valverde e Maria Joo na aula de pilates (Foto: Arquivo Pessoal)
Ísis Valverde no pilates (Arquivo Pessoal)
NEOPILATES: Junção de atividades circenses, lúdicas e treinamento funcional, utilizando aparelhos específicos, como explica Alessandra Yamazaki, fisioterapeuta e instrutora de pilates do Fit Body Pilates Spa & Estética. Queima até 500 calorias por aula. "Faz uso de tecido acrobático, bolsa suíça e demais aparelhos inventados pela autora do método, Amanda Braz", explica Alessandra. Evite se tiver problemas cardíacos ou de pressão, descolamento de retina, labirintite ou se estiver grávida, devido às posições invertidas.
Bom para: quem quer queimar calorias em uma aula lúdica e desafiadora, que melhora a autoestima e a consciência corporal.

PILATES SUSPENSO: “Utiliza-se um aparelho chamado de TRX. Faz uso do peso corporal, permitindo centenas de exercícios funcionais, com cargas mais elevadas”, explica o fisioterapeuta Helder Montenegro.
Bom para: trabalhar com cargas mais pesadas e tonificar os músculos.

PILATES AQUÁTICO: Também conhecido por waterpilates, hidropilates e pilates na água, adapta exercícios do método pilates para o ambiente aquático. A resistência é realizada pela própria água, em vários planos de movimento, sendo incrementada com equipamentos e acessórios.
Bom para: espantar o calor e se divertir, obtendo os benefícios clássicos do pilates.


Nenhum comentário :

Postar um comentário

FITNESS

Selos dos blogs amigos