Seguidores

quarta-feira, 15 de abril de 2015

Fatores Influenciadores do Sobrepeso e Obesidade

Dieta e Atividade Física

O mundo moderno funciona, basicamente assim, exigência de que as pessoas sejam cada vez mais multitarefas e isso significa menos cuidado de si mesmo. Certo? Errado! Os humanos multitarefa só conseguirão assim ser se colocarem a lei número um em prática, cuidar de si para conseguir se manter ativo no mundo moderno. 
 No artigo anterior começamos a falar sobre os fatores influenciadores do sobrepeso e obesidade e o primeiro deles foi o “Equilíbrio de Energia”. Hoje, partimos para o segundo fator, que vem a ser, justamente “Dieta e Atividade Física”.
 A vida moderna impôs necessidades especiais e a dieta saudável, para muitos, nunca existiu. O que sempre houve, foi simplesmente o “matar a fome”. E ai, falar de atividade física nesse contexto, então, se tornou a coisa mais fora de contexto, já que não há tempo. Corre-se demais, exercita-se de menos.
 A rotina consiste em acordar cedo, partir para o computador ou televisão, comer frente a estes “objetos”, passar 12 a 15 horas sentados, divertir-se com jogos virtuais e dormir, mal, diga-se de passagem. O resultado não poderia ser outro: a associação da má alimentação à inatividade física tem produzido em todas as regiões do Brasil e do mundo, pessoas que extrapolam os limites aceitáveis de peso a ponto de desenvolver a obesidade.
 A medida, embora, num primeiro momento até pareça simples, por envolver a busca por alimentos mais saudáveis e o sair do comum e mexer, na verdade, torna-se penosa, pois o seu cerne é mudança de hábitos e isso exige consciência, vontade e determinação para construir uma nova vida. O fato é que se não nos dermos conta disso e não começarmos, ainda que através de coisas simples, tomar esta medida, teremos uma sociedade cada vez mais doente, sem capacidade de se desenvolver e se aplicar as atividades que os tempos exigem e isso se torna um ciclo de insatisfação e derrota pessoal. A solução?
 - Cortar da Dieta os Excessos, os fast food a toda refeição;
 - Mover-se, diariamente. Talvez se estiver consciente de que os passos são para uma vida. Certamente, a simples "receita" de dois pontos, já mudará em muito os efeitos desastrosos do sobrepeso e obesidade na sua vida. 

2 comentários :

  1. Temos que saber controlar o que comemos, comer besteiras só vai colocar a nossa saúde em risco, ficar acima do peso não é nada bom, beijos.

    ResponderExcluir

FITNESS

Selos dos blogs amigos