Seguidores

terça-feira, 13 de março de 2012

Hidroginástica - Uma jóia do fitness


Apesar do ser humano necessitar do oxigênio para viver, não podemos esquecer que durante os nove meses antes do nascimento ficamos super protegidos e flutuando tranqüilamente.
Este é o nosso primeiro contato com o mundo líquido tornando-o muito familiar para todos nós, facilitando assim a prática da hidroginástica. A hidroginástica é ótima para qualquer pessoa e, ao contrário de algumas outras, não tem nenhuma contra-indicação para quem está com o peso acima do padrão normal ou em idade mais avançada e precisa de atividades que não exijam contato com o solo duro , para não causar impactos fortes, evitando lesões na articulação e ligamentos, principalmente na a coluna e nos joelhos.
É comum ouvirmos a afirmação de que o contato com água nos dá sensação de leveza. Isso é fisicamente provado, pois dentro da água nós usamos não mais que dez por cento de nosso peso corporal. Esse fato acaba facilitando a atividade para muitos que não têm uma aptidão física suficiente , para suportar o peso do próprio corpo numa situação normal. Um argumento muito forte também é que o meio líquido elimina o stress e o cansaço do dia a dia. Isso também é a absoluta verdade, a água faz uma massagem na musculatura aliviando as tensões , assim o corpo relaxa. No caso dos hipertensos, a piscina aquecida colabora sensivelmente para a estabilização da pressão arterial.
Do ponto de vista prático, outro fator que agrada na hidroginástica é que o suor e alta temperatura do corpo não são percebidos. Em dias mais quentes o calor acaba sendo um fator de desânimo para uma ginástica convencional. A melhora da postura é notória, pois o exercício realizado dentro da água faz com que o corpo, naturalmente, fique sempre alinhado, levando o praticante a fazer disso um hábito mesmo estando fora da água. As aulas de hidroginástica podem ser muito variadas tanto na intensidade como nos movimentos, possibilitando ao instrutor a liberdade de adequar a aula conforme a sua turma. Nas academias podemos encontrar ainda algumas outras modalidades variantes como o hidropower e o hidrospinng.
O trabalho de hidroginástica também é recomendado para as futuras mamães, todos os benefícios citados contribuem para que o parto seja muito mais eficiente e o pós-parto muito menos traumático. Em suma, os benefícios são inúmeros: melhora do sistema cardiorrespiratório, fortalece a massa muscular, diminui o percentual de gordura, diminui o stress, elimina lesões e ainda traz momentos de descontração e alegria. Mas não se esqueça, procure sempre uma academia bem equipada e com instrutores formados. Feito isso, o que está esperando para começar a colher essas verdadeiras maravilhas?

Por:
Fernando Santos Fernandez
Formado pela UNIMONTE e com Pós-Graduação na Faculdade de Educação Física de Santos

Um comentário :

  1. Bom dia Eliane
    Muito bom seu blog, as informações são bem detalhadas e facílimas de seguir....eu adorei.
    Cheguei aq numa pesquisa sobre aparelho para exercitar caminhadas
    Eu faço caminhadas longas e não estou podendo treinar ao ar livre - gostaria de uma orientação sua sobre qual aparelho seria mais ideal para treinar em casa: o "simulador de caminhadas" ou aquele (q não sei o nome rsrs) que simula passadas paradas no lugar - que exige q se dobre o joelho como numa real caminhada.

    Poderia me dar uma orientação por favor...tenho uma caminhada para dia 06 de abril e gostaria de ir me preparando.

    Abraços e parabéns pelo blog

    ResponderExcluir

FITNESS

Selos dos blogs amigos