Seguidores

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Musculação feminina e feminilidade

A musculação feminina pode ser abordada como a musculação masculina?
A força é um dado primordial para o homem, seja consciente ou inconscientemente. A feminidade não passa, em princípio, pelo volume muscular.
A psicologia das mulheres dirigem-na para outros objectivos, mas será esse um motivo para menosprezar a manutenção física do seu corpo? Não me quero pronunciar sobre questões mais arriscadas como por exemplo:- A musculação é incompatível com a feminidade.- As mulheres devem ser musculosas para serem iguais aos homens.- Para o homem, os músculos; para as mulheres, as crianças.- etc ...
As mulheres possuem um sistema muscular, tal como os homens, e como estes, existem mulheres mais fortes ou resistentes do que outras.
Todas as mulheres não são iguais e esta disparidade é que dá charme à vida.Quais são os principais pontos a melhorar? Naturalmente, pelos mesmos motivos que para os homens, os abdominais mantêm-se o ponto central de qualquer preparação física. Adiciono até um motivo suplementar: a maternidade.Os homens têm tendência a querer desenvolver a parte alta do tronco, e as mulheres, por causa da sua natureza, têm tendência a treinar as coxas e os glúteos.Apesar disso, as mulheres não devem menosprezar o treino das costas , pelos mesmos motivos que os homens. Devem tomar particular atenção a musculatura dorsal.
O desenvolvimento dos peitorais , embora a sua função não seja a de fazer "inchar" o peito, favorece um apoio mais eficaz e em profundidade.
No que diz respeito aos tricípetes , também não devem ser esquecidos para não ver rapidamente uma massa flácida aparecer na parte de trás dos braços.Séries longas ou séries curtas? A sessão de treino deverá incluir uma parte de aquecimento.
As séries longas destinam-se principalmente a queimar gorduras.
As séries curtas favorecem a força muscular. Por exemplo, o treino das zonas mais atingidas pela gordura basear-se-á em 80% em séries curtas com entre 30 e 50 repetições, enquanto o reforço das costas ou do peito será efectuado em 80 % com séries de 10 a 15 repetições.
Não há qualquer risco de ver crescer uma musculatura hipertrofiada com séries curtas.
Os músculos das mulheres não reagem da mesma forma que os dos homens.
É sempre preferível treinar várias vezes por semana com sessões curtas do que efectuar um treino grande no fim-de-semana.

9 comentários :

  1. Estava sentindo sua falta.
    Legal o assunto,gosto de musculação,atualmente estou prad,pois fiz uma pequena cirurgia e vou ficar 40 dias de molho,na minha idade isso não é bom,mas o medicodeve me liberar para camnhar logo.
    beijos
    Angela

    ResponderExcluir
  2. meu deos do ceeuu ! Como praticante assídua de musculação, espero que as leitoras desta página procurem a informação correta em outro lugar porque tenho que dizer pra você que esta ... não está errada... mas ERRADÍSSIMA! Por acaso os mésculos das mulheres são feitos de outra coisa que não seja igual nos dos homens???? Não, mulherrres! Jesus... eu gosto de ver resultados.. nao só em mim mas nas outras eh claro.. entao... eu recomendo você ir neste site: www.romneydantas.com.br
    e dar uma lida ok?
    ai dps você pede pra ele me dar uma comissão porque eu estou fazendo propaganda do site dele. ha...
    brincadeira, brincadeira. Mas o q eu quis dizer com isso tudo eh q as mulheres devem sim fazer exercicios com poucas repetições mesmo nos locais onde há maior acumulo de gordura porque o que cresce e deixa firme sempre será o músculo e não a gordura. Eu faço 3 ou 4 séries de 8 a 10 repetições com um minuto e meio de intervalo entre elas. E é muito bom citar que eu falo tudo isso baseado em livros diversos que eu já li sobre o assunto... porque informação errada é o que há por ai na internet.. o bom mesmo são livros! ok? qualquer coisa.. rafa_d90@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Eu hein, não entendi o comentário acima... Não vi em canto nenhum do post falando que homens teriam músculos diferentes das mulheres, eu hein....
    Acho importante pra mulherada ler sobre o assunto, para podermos aproveitar o melhor dessa atividade, que nos faz ficar com o corpo em mais bonito! Recomendo sempre a Rede SMAM ( http://redesmam.ning.com ) pois tem várias dicas de exercícios, execução correta, dietas, etc.... Vale a pena dar uma olhada! Só entra mulher, então nos sentimos mais à vontade!

    bjs

    ResponderExcluir
  4. Comentando os post acima....
    Musculos masculinos e femininos são diferentes em uma coisa...homens produzem mais testosterona que mulheres, o que favorece o ganho de massa magra.
    Quanto às repetições e séries....séries longas favorecem a queima de gordura mais que séries curtas, mas não significa que no local onde estão sendo realizadas. Não existem estudos efetivos que comprovem esta teoria. A gordura é queimada de maneira geral no corpo, assim como em qualquer outra atividade. Pensem nisso!!!

    ResponderExcluir
  5. Queria esclarecer uma dúvida, que me pegou ontem, pois comecei a malhar e fiquei encucada em saber, qual parte do corpo responde primeiro à musculação? Queria muito que a resposta fosse: "Glúteos", pois é o meu maior objetivo. (Eu tenho a consciência que, se eu me esforçar e trabalhar mais a área dos glúteos, consequentemente verei resultados rapidamente, porém, me refiro ao corpo trabalhado de uma forma igualitária).

    ResponderExcluir
  6. Uma otima opcao para ficar em forma é o Pilates...eu recomendo!

    http://pilatesfisioform.blogspot.com.br/

    https://www.facebook.com/pilatesfisioform

    ResponderExcluir
  7. Se você tem um desejo, repita-o para você mesmo (Venha cá ANJO DE LUZ eu te INVOCO para que Desenterre ej de onde estiver ou com quem estiver e faça ele ME telefonar ainda hoje, Apaixonado e Arrependido, desenterre tudo que esta impedindo que ej venha para MIM , afaste todas aquelas que tem contribuído para o nosso afastamento e que ele ej não pense mais nas outras… mas somente em MIM. Que ele ME telefone e ME AME. Agradeço por este seu misterioso poder que sempre dá certo. Amém…).
    Publique esta simpatia por três vezes , basta copiar e colar por três vezes em in forum diferente esta simpatia abaixo e logo em 48hs você terá uma linda surpresa, beijos Ainda esta noite de madrugada o TEU amor dará conta de que TE ama, algo assim acontecerá entre 1 e 4 horas da manhã esteja preparada para o maior choque de sua vida! Se romper esta corrente terá má sorte no amor. Deus vai lhe abençoárá e sua vida não será mais a mesma

    ResponderExcluir
  8. Gostei do seu post. Realmente não há muita diferença na abordagem que se deve dar aos treinos de homens e mulheres. Talvez ajustar o volume total, a frequência e a carga. Eu escrevi um pouco sobre isso também no meu blog, se alguém se interessar:

    http://fitnessforadacasinha.blogspot.com.br/2015/06/mulheres-hipertrofia-dietas-e-como.html

    Bjs.

    ResponderExcluir

FITNESS

Selos dos blogs amigos