Seguidores

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Pilates solo

Criado por Joseph H. Pilates, o método MAT Pilates visa tonificar a musculatura corporal, fazer um realinhamento postural e alongá-lo integrando corpo e mente, para que os praticantes adquiram um corpo forte, harmonioso e saudável
Pilates prima pela qualidade e não pela quantidade de repetições, tendo uma variedade de movimentos que devem ser feitos com concentração e consciência corporal, utilizando basicamente a força da gravidade sobre o corpo. A região abdominal é muito solicitada para a realização dos exercícios, que sincronizam a respiração com o movimento. Utilizado tanto para condicionamento físico como para reabilitação, seus movimentos são realizados de acordo com os princípios básicos da concentração, controle, precisão, respiração, fluidez, centramento e por fim a consciência corporal.
Os exercícios de solo são os mais tradicionais sendo os que mais focam a ação da musculatura abdominal, podendo também ser praticados diretamente no solo ou com o auxilio de acessórios que além de ajudar desafiam o aluno a desenvolver força, flexibilidade e capacidade proprioceptiva. Estes acessórios são as bolas, rolos, flex ring (anel flexível), thera band (faixas elásticas), discos de rotação e equilíbrio e molas.
“Pilates prima pela qualidade e não pela quantidade de repetições, utilizando basicamente a força da gravidade sobre o corpo.”
Os movimentos do Pilates Mat ou mais conhecido como Pilates Solo trabalham o seu corpo em diferentes graus de dificuldade, e por isso há a necessidade de uma avaliação do profissional para que possam ser administrados dentro da capacidade de cada um, ressaltando a importância da respiração na execução de cada movimento.
Exercícios sem acessórios:
1- Na posição de quatro apoios eleve o braço direito juntamente com a perna esquerda expirando e mantenha-os num mesmo prolongamento e inspire voltando na posição de quatro apoios. Faça do outro lado também.

2- Decúbito dorsal (de barriga para cima) fique na posição de conchinha não deixando os joelhos muito próximos a cabeça e inspire. Faça um movimento de círculo com os braços abrindo-os ao mesmo tempo em que estende as pernas mantendo-as num ângulo de 45 graus e expire devagar, inspire novamente voltando na posição inicial fechando os braços finalizando o círculo. Mantenha sempre muito bem contraído o seu abdômen na expiração para conseguir executar tal exercício.


3- Decúbito dorsal (de barriga para cima) flexione a perna direita e segure-a com a mão esquerda na altura do joelho e com a mão direita na altura do tornozelo. Mantenha a perna esquerda estendida e o tronco sempre elevado. Estando na posição inicial expire e então troque o movimento de lado alternando as pegadas das mãos ao mesmo tempo em que inspira. Faça sempre a expiração do ar quando tem uma das pernas estendidas e a inspiração na troca do movimento.

4- Sentada com as pernas estendidas e unidas e braços apoiados mais atrás do seu corpo e levemente afastados inspire e então eleve o quadril de modo que seu corpo fique num só prolongamento e neste momento de elevação expire. Inspire novamente e então eleve uma das pernas estendidas expirando devagar. Repita o movimento alternando as pernas tomando o cuidado de não deixar o quadril descer na execução do movimento.

Exercícios com o uso de acessórios:

Rolo Feldenkrais
Utilizando o rolo como acessório, deite-se sobre ele mantendo o equilíbrio, deixando apenas as mãos apoiadas no solo e elevando as pernas mantendo-as num ângulo de 90 graus, inspire. Na extensão da perna expire, deixando a outra flexionada. Depois alterne a perna, nesta troca de movimentos inspire e na extensão da perna expire.
Rolo Feldenkrais e Flex ring
Utilizando ainda o rolo e agora também o anel flexível, mantenha-se deitada como no exercício anterior mas com os pés alinhados e apoiados no solo, segure o anel na altura do peito, inspire o ar e mantendo os cotovelos levemente flexionados, faça força para empurrar as laterais do anel e nesse momento expire devagar, então repita por 10 vezes.

Bola Suíça
Deitada sobre um colchonete, mantenha os braços estendidos na lateral do corpo, estenda as pernas e as mantenha apoiadas sobre a bola. Inspire e então eleve o quadril de modo a ficar com o corpo num só alinhamento e neste momento expire devagar. Faça 10 repetições.


Disco de Equilíbrio
Em decúbito ventral (de barriga para baixo), apóie as mãos sob o disco de equilíbrio e mantenha o corpo estendido, ficando ele apoiado no solo somente pela ponta dos pés. Inspire e conforme eleva uma das pernas estendidas expire devagar, inspire novamente e então desça devagar expirando. Alterne o movimento das pernas.

Rolo Feldenkrais e Faixa elástica
Deitada em decúbito dorsal sobre um colchonete fique com a região sacral apoiada sobre ele e então com a faixa elástica passada por baixo de um dos pés, segure nas pontas e mantenha a perna elevada e estendida o quanto conseguir, mantendo a perna que está apoiada no chão também estendida. Fique por 20 a 30 segundos na posição e então alterne a perna, mantendo a respiração fluída.

Agradecimentos especiais à: Clarisse Kabbach Proprietária do Studio Clarisse Kabbach, Formada pela Faculdade de Educação Física de Santos (FEFIS).
Certificada em Pilates Mat e Pilates Studio pela Polestar Pilates Education/Physio Pilates, Pós-Graduada em Dança, Educação Física, Terapeuta Corporal, Shiatsu, Do-in e Reflexologia.
Coluna assinada por:
Vanessa Salvador Marietto
Consultora de fitness do Cyber Diet.
CREF 020396-G/SP
Revisão: Erica Takigahira

6 comentários :

  1. Olá querida!
    Mais um selinho para vc: O seu blog vale ouro!

    BJuS!

    ResponderExcluir
  2. Muy útil, completa y bien fotografiada la entrada, ahora a tratar de ponerla en práctica!. Cariños

    ResponderExcluir
  3. Amei as dicas! Obrigada! =)



    Ahh!! E obrigada por visitar o Blog, seguir.. Muito obrigada mesmo! Fique à vontade lá, viu?


    =)

    ResponderExcluir
  4. ADoro!!!Pilates...pratiquem!!

    http://pilatesfisioform.blogspot.com.br/

    https://www.facebook.com/pilatesfisioform

    ResponderExcluir
  5. Seguindo vocês pelo meu blog de acompanhamento alimentar. http://disciplinadas.blogspot.com.br/ bjos

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bem?
    Estou passando para convidá-la a visitar o Saúde em Prática, reativado este ano e com muitas novidades sobre exercícios físicos e alimentação saudável. Venha conferir: http://saudeempratica.blogspot.com.br/
    Bj, Priscila - Profissional de Educação Física

    ResponderExcluir

FITNESS

Selos dos blogs amigos