Seguidores

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Aquecimento


AQUECIMENTO
PARA QUÊ?Para optimizar um esforço, é indispensável dilatar as artérias que irrigam os músculos (fase de vasodilatação), provocar um aumento da circulação de oxigénio, para alimentar os músculos durante o esforço, e estimular o sistema nervoso, a fim de obter tempos de resposta mais curtos durante a prática de desporto. É importante estimular tanto o sistema motor como o sensitivo: por exemplo, no cross, uma boa estimulação ao nível do pé permite evitar entorses no tornozelo, caso coloque o pé num trilho. Desentorpecer progressivamente as articulações para não criar lesões ao nível dos ligamentos e dos tendões.
Ao efetuar o aquecimento, previne-se vários acidentes musculares: cãibras e roturas, por exemplo, mas também problemas respiratórios: pontadas nas costas.
COMO?Começar com uma pequena corrida e movimentos amplos dos braços e das pernas para ativar progressivamente o sistema cardiovascular. Em seguida, executar alguns alongamentos dinâmicos. Continuar com um aquecimento específico para a sua atividade: gestual e ritmo.
Para um aquecimento mais evoluído, inclui-se massagens, alongamentos passivos com um parceiro, três ou quatro horas antes da competição.
Pode dividir o aquecimento em duas partes:
CARDIO-TRAINING (bicicleta, corrida, remo)
Aquecimento para o corpo todo

Soltando o corpoDisponível on line em Aquecimento http://muscul.az.free.fr/pt/gym/gym.html.az.free.fr/pt/gym/gym.htm
Disponível on line em Exercícios para aquecimento http://saude.hsw.uol.com.br/exercicios-de-aquecimento1.htm

Nenhum comentário :

Postar um comentário

FITNESS

Selos dos blogs amigos